Autocuidado – Insuficiência Renal Crônica

Amanda KarlaEventosLeave a Comment

Para melhorar a saúde é preciso pensar sobre seu estilo de vida atual e assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o bem estar e evitem o aparecimento ou complicações de algumas doenças. Isso é o autocuidado: olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar da sua saúde.

O princípio fundamental do autocuidado é que você é o centro de qualquer mudança na sua vida e na sua saúde. Você é a pessoa que mais conhece sua própria situação, sabe o que precisa para se sentir bem, o que ajuda ou atrapalha os processos de mudanças.

A insuficiência renal crônica é uma patologia que requer do seu portador um autocuidado e disciplina muito grande a fim de obter uma forma de vida satisfatória. O tratamento hemodialítico, mas especificamente, exige dos seus pacientes um desprendimento pessoal e familiar, conhecimento e responsabilidade de todos, o que nem sempre é seguido por eles considerando a continuidade do tratamento. Acredita-se que a equipe multiprofissional na unidade de diálise exerce papel importante junto ao paciente com insuficiência renal crônica, pois através dela o paciente adquirirá mais responsabilidade quanto à aceitação e adesão do tratamento.

Por esse motivo a equipe de Diálise da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos (Clínica de Nefrologia Manoel Villanova Lopes), realizou com os pacientes, familiares e acompanhantes, a Semana do Autocuidado, no período de 23 à 28 de Julho de 2018, uma semana repleta de atividades, palestras e conhecimento, com a presença de vários profissionais.

Confira abaixo as perguntas realizadas por nossa assessoria e respondidas por uma especialista, a Drª Katarina (Nefrologia – Santa Casa de São Miguel dos Campos).

Assessoria – O que é nefrologia?
Drª Katarina – Nefrologia é uma especialidade médica que previne e trata doenças renais.

Assessoria – Quando se deve procurar um nefrologista?
Drª Katarina – Você deve procurar um nefrologista se possui diabetes e hipertensão (2 maiores causas no Brasil de Insuficiência Renal Crônica), se tem infecções urinárias de repetição, se possui Litíase (pedra) ou cistos nos rins, urina com muita espuma ou escura e edemas.

Assessoria – Recentemente houve uma visita da Vigilância Sanitária na Clínica de Nefrologia da Santa Casa de São Miguel. Qual o resultado dessa visita?
Drª Katarina – Esta visita foi muito gratificante, fomos parabenizamos pela organização e adequação incondicional das portarias do ministério da saúde. Não foi encontrado por parte da Vigilância Sanitária, nenhum item que merecesse notificação.

——-

Parceiros:
NASF
Academia da Saúde
Instituto Ana Nery
Secretaria da Saúde
Luan Rodrigues
Coordenação dos dentistas Gisele

 

ASCOM – Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos/AL

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *