Santa Casa realiza mutirão para coleta de sangue nesta quarta-feira Assessoria de Imprensa da Santa de São Miguel dos Campos/AL, publicado em: 11 ago 2014 às 17:06

ASCOM

Com o objetivo de aumentar o banco de sangue da Santa Casa, a administração fez parceria com HEMOAL para coletar sangue nas dependências do hospital durante do o dia desta quarta-feira.

Todos sabem que não existe nada que seja substituto do sangue. E o meio pelo qual podemos ajudar a salvar vidas é o ato solidário de doar sangue.

Lembrando que a quantidade de sangue que lhe é retirada não lhe afeta a saúde porque a recuperação do sangue doado é imediata.

Procedimento para doar

No momento em que for fazer a doação de sangue, o doador passará por breve entrevista visando dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão a doação. Por isso é muito importante e fundamental que o candidato a doador seja sincero nas respostas.

Orientações para doadores de sangue

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve…

– trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

– estar bem de saúde;

– ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– pesar mais de 50 Kg;

– não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários

– Febre

– Gripe ou resfriado

– Gravidez

– Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias

– Uso de alguns medicamentos

– Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Cirurgias e prazos de impedimentos

– Extração dentária: 72 horas

– Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses

– Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses

– Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação

– Transfusão de sangue: 1 ano

– Tatuagem: 1 ano

– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Impedimentos definitivos

– Hepatite após os 10 anos de idade

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas

– Uso de drogas ilícitas injetáveis

– Malária

Intervalos para doação

– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)

– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Doe sangue com responsabilidade

Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite…) e a sua detecção nos exames laboratoriais. No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem. A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes. Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para Aids. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.

Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997

Cuidados pós-doação

– Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas

– Aumentar a ingestão de líquidos

– Não fumar por cerca de 2 horas

– Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas

– Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas

– Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho

Tags:,

Nenhum Comentário Vou fazer meu comentário também!

No comments yet.