UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Delmiro Gouveia é inaugurada Assessoria de Imprensa da Santa de São Miguel dos Campos/AL, publicado em: 16 dez 2014 às 19:58

ASCOM – Santa Casa

Na tarde desta sexta (12), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade Delmiro Gouveia, alto sertão alagoano foi inaugurada com a presença da vice-prefeita Ziane Costa, do Sec. de Saúde Municipal, João Gomes, além de vereadores e outras autoridades locais, e do Governador Teotônio Vilela.

As UPA’s foram criadas pelo Governo Federal com objetivo de ampliar os atendimentos de urgências e tem requisitos de atendimento qualificado nos municípios onde estão sendo implantadas e colocadas em funcionamento. A UPA de Delmiro Gouveia está localizada na Av Luiz Luna Torres, s/nº – Bairro Novo.

A UPA porte 2 será administrada pela Santa Casa de São Miguel dos Campos, e a partir de hoje, os serviços da UPA, que tem capacidade de 09 a 12 leitos de observação e atendimento diário de cerca de 300 pessoas e funcionará 24h/dia, serão disponibilizados para a população Delmirense e também de cidades circunvizinhas, podendo abranger de 100 a 200 mil habitantes, com os serviços de Clínica Médica Geral, Pediatria, Raio-X, Eletrocardiograma, exames laboratoriais e consultas de caráter de urgência.

Esteve presente também a Superintendente de Atenção à Saúde do Estado a Srª. Aparecida Auto, representante do Sec. do Estado da Saúde Jorge Villas Bôas, que falou da importância da UPA para a região do alto sertão alagoano e falou também que o empenho que o governador Teotônio sempre teve em relação a saúde, pois é visto que a estruturação e qualidade da saúde se tornou grande ícone da sua gestão.

A homenagem.

A UPA de Delmiro Gouveia recebeu o nome do Dr. Ulysses Luna, que foi um grande médico e também prefeito da cidade. Na ocasião, sua filha, Cristiana Marques Luna, emocionou os presentes em breve discurso sobre seu pai.

Palavra da vice-prefeita

A vice-prefeita Drª. Ziane Costa, falou que: “os delmirenses estão vivenciando um grande avanço administrativo de crescimento em muitas áreas e principalmente na Saúde, e enfatizou que a maioria dos trabalhadores da UPA são de Delmiro, isso é gerar oportunidade de emprego e estaremos lutando sempre para trazer o melhor para a população que acredita no nosso trabalho”. Agradeceu ao Governador e também ao Sr. Jairo Clementino que é o Gestor Administrativo da Santa Casa de São Miguel dos Campos e que também já conhece o seu trabalho.

Palavra do Governador

O Gov. Teotonio Vilela, o início de seu discurso fez menção do empenho que teve para estruturar e qualificar a saúde nos municípios alagoanos. O Governador falou também da ampliação de leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, diminuindo o excesso de demanda em centros de referência a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE). “Agora estamos aqui inaugurando a UPA de Delmiro Gouveia que foi construída com a soma dos recursos federais aos do estado. A UPA terá sua manutenção custeada pelos governos Federal (50%), Estadual (25%) e Municipal (25%). Hoje estamos abrindo mais uma UPA em Alagoas, e já estão em funcionamento as UPA’s de Marechal Deodoro, Viçosa, Penedo e Palmeira dos Índios”. Disse o Governador.

Tags:

Nenhum Comentário Vou fazer meu comentário também!

No comments yet.

Leave a comment

Publicidade