Quem Somos

Inaugurada em 16 de dezembro de 1923, a Santa Casa de São Miguel por várias décadas, a semelhança de muitas outras no Brasil, foi sustentada por doações financeiras e de bens da comunidade e dos próprios membros da Irmandade e eventos sociais com objetivo de arrecadar recursos financeiros.

Por volta dos anos 60, a Santa Casa de São Miguel passou a ser remunerada pelo governo federal por alguns atendimentos realizados. Após a reorganização do serviço público de saúde, hoje municipalizado, a Instituição é referência de atendimento hospitalar para vários municípios vizinhos, além da cidade onde está instalada.

A Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, é uma entidade filantrópica, integra a 5ª região de saúde do Estado de Alagoas, que compreende os municípios de São Miguel dos Campos, Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, Teotônio Vilela. Atende ainda a outros municípios de outras regiões, como Jequiá da Praia e Barra de São Miguel.

Realiza atendimentos de urgência e emergência, internamentos em clinica médica, cirurgia geral, obstetrícia, pediatria, UTI geral e UCI neonatal.

Possui uma Clínica de Nefrologia, que através de equipe multidisciplinar, realiza consultas e com capacidade de atender até 114 pacientes que realizam sessões de Hemodiálise.

Na área de atenção a criança presta cuidados de urgência, consulta em convênios e particular, egresso na puericultura internamento clinico e cirúrgico e cuidados intermediários.

A área de atenção a saúde da mulher presta atendimentos ambulatoriais, pré-natal, internamentos clínicos e cirúrgicos nas especialidades obstétricas e ginecológicas.

Desde 1995 integra a Rede de Hospitais “Amigo da criança” do  UNICEF, título esse concedido aos hospitais que incentivam e proporcionam condições para o aleitamento materno.

Além do SUS, possui mais vinte e seis convênios, distribuídos entre cooperativa, convênios éticos, os chamados não-éticos e agroindústrias da região.

A Santa Casa de São Miguel atende durante as vinte e quatro horas do dia, mantém de plantão, todos os dias da semana, as principais especialidades médicas: clínico, cirurgião, pediatria, neonatologista, obstetra, anestesista e intensivista. Presta ainda atendimento ambulatorial em várias outras especialidades.

O corpo clínico do hospital é composto de setenta e dois médicos de diversas especialidades, sendo um deles o Diretor Médico.

Além do atendimento médico, possui vários serviços de diagnóstico e terapia como: laboratório, serviço de exames por imagem (Radiologia Convencional, Ultrasonografia, Endoscopia Digestiva, Ecocardiograma, entre outros), Audiometria, Fisioterapia, Fonoaudiologia, entre outros.

Como padrões de acomodação em sua hotelaria, a Santa Casa de São Miguel, mantém ativos 140 leitos, destes, 87,1% são destinados ao SUS e 12,9% para outros convênios, distribuídos conforme quadro abaixo.

DISTRIBUIÇÃO DOS LEITOS DA SANTA CASA DE SÃO MIGUEL

107 – leitos de enfermaria, distribuídos nas diversas áreas clínicas;

18 – leitos de apartamento para convênios e particulares;

07 – leitos na U.T.I. (Unidade de Terapia Intensiva) para adultos;

08 – leitos para U.C.I. Neonatal

MISSÃO

Prestar atendimento médico-hospitalar humanizado e com resolutividade, à comunidade miguelense e de cidades circunvizinhas, transmitindo segurança e credibilidade nos serviços, objetivando recuperar a saúde de seus usuários.

VISÃO

Ser um hospital de referência para a região, oferecendo serviços de saúde de alta complexidade.

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

Humanização e qualidade no atendimento

Auto-sustentação e crescimento

Desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e médicos