SANTA CASA CONTRA O COVID: CONFIRA UMA RETROSPECTIVA DA PANDEMIA NA INSTITUIÇÃO NO ANO DE 2021

Victoria FerreiraSem categoriaLeave a Comment

A pandemia do corona vírus ainda é uma realidade triste em que o brasileiro convive desde 2020, até agora o Brasil registrou 22,3 milhões de casos espalhados por todo país. Os esforços dos profissionais da saúde continuam avançando na luta contra o vírus, assim como a Santa Casa de São Miguel dos Campos.

A Santa Casa foi um dos hospitais do Estado a receber pacientes de COVID, e desde a abertura de seus leitos até dezembro de 2021, recebeu 1120 pacientes, sendo 336 pacientes da UTI COVID, aberta em 27/04/20.

Os esforços incansáveis da equipe refletiram resultados positivos, somando aproximadamente 800 altas hospitalares, transferências externas e internas para a própria clínica médica e UTI geral da instituição. A UTI COVID conta com um espaço bem equipado e uma equipe de profissionais amplamente qualificados. As previsões para o futuro da comunidade alagoana e brasileira no geral, são otimistas dada a baixa de casos desde o início da vacinação.

A Santa Casa de São Miguel adotou todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, inclusive a capacitação dos profissionais de saúde e maqueiros (responsáveis pelo transporte de paciente) para a rotina e convívio com os pacientes de COVID na instituição. Entretanto faz-se necessário reforçar todas as medidas de segurança como uso de álcool 70% em gel ou líquido, lavar as mãos constantemente e usar máscara de proteção; além das medidas de distanciamento social.