Outubro Rosa 2023

Victoria FerreiraSem categoriaLeave a Comment

O Outubro Rosa é uma campanha importantíssima que reforça as informações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do Câncer de Mama. Essa série de iniciativas ocorre todos os anos em todos as instituições de saúde espalhadas pelo Brasil.

A Santa Casa de São Miguel dos Campos juntamente com a Rivelare, compõe o Centro de Diagnóstico por Imagem que fornece uma série de serviços de diagnóstico por imagem, incluindo a Mamografia. Todos os anos reforçamos a divulgação e consciencialização para o rastreio do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, ele pode salvar vidas.

A origem do Outubro Rosa se dá início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). O laço rosa, que hoje é reconhecido internacionalmente e representa mais do que uma campanha, ele representa força e a conscientização sobre o câncer.

Os dados sobre o câncer de mama ainda são alarmantes no Brasil e no Mundo. No mundo todo cerca 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta.

De acordo com o Ministério da Saúde, para o Brasil foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). (Dados do Ministério da Saúde) .

O Outubro Rosa é uma iniciativa que salva mulheres no mundo inteiro e ajuda a conscientizar a população como um todo, a previnir e falar sobre o câncer de mama.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *