I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DE PREVENÇÃO À DOENÇA RENAL

Victoria FerreiraSem categoriaLeave a Comment

No dia 7 de março de 2024, a Clínica de Nefrologia Manuel Villanova Lopes da Santa casa de Misericórdia de São Miguel, em parceria com a Secretaria de Saúde de São Miguel dos Campos e a SBN Alagoas, promoveu com sucesso o I Simpósio Multidisciplinar de Prevenção à Doença Renal. Foi uma jornada enriquecedora repleta de insights valiosos sobre a importância da saúde renal e as estratégias para prevenir a doença.

Destaques do Evento:

1. Saúde dos Rins para Todos – Palestra da Dra. Ana Katarina: A renomada nefrologista Dra. Ana Katarina compartilhou sua vasta experiência, enfatizando a importância da conscientização sobre a saúde renal para todas as faixas etárias. Ela abordou sinais de alerta, hábitos saudáveis e medidas preventivas que podem ser adotadas para preservar a função renal.

2. O Papel da Enfermagem na Comunidade – Palestra da Enfermeira Carla Almeida: A Enfermeira Carla Almeida destacou o papel fundamental da enfermagem na identificação precoce e no acompanhamento de pacientes com doença renal. Sua apresentação foi essencial para compreender como a equipe de enfermagem pode contribuir para a saúde renal da comunidade.

3. A Nutrição no Retardo da Progressão da DRC – Palestra da Nutricionista Cynthia Paes: A Nutricionista Cynthia Paes apresentou estratégias nutricionais para retardar a progressão da doença renal crônica (DRC). Ela discutiu o impacto da dieta na saúde dos rins e compartilhou dicas práticas para uma alimentação saudável e renalmente amigável.

4. As Atribuições do Serviço Social na Prevenção – Palestra da Assistente Social Erika Graciely: A Assistente Social Erika Graciely elucidou o importante papel do serviço social na promoção da saúde renal, destacando o apoio emocional e as orientações práticas oferecidas aos pacientes e familiares.

5. Equipe Multiprofissional: A Importância da Articulação – Palestra da Psicóloga Káffia Chaannes: A Psicóloga Káffia Chaannes ressaltou a importância da colaboração e integração entre os profissionais de saúde no cuidado integral ao paciente renal. Sua palestra abordou aspectos psicossociais do tratamento e a importância da equipe multidisciplinar.

Um Chamado à Ação:

O I Simpósio Multidisciplinar de Prevenção à Doença Renal foi mais do que uma reunião de especialistas; foi um chamado à ação para toda a comunidade. A prevenção da doença renal começa com o conhecimento e a conscientização. Cada um de nós pode fazer a diferença adotando hábitos saudáveis e buscando orientação médica regularmente.

Continuaremos a Luta:

Nossa jornada na promoção da saúde renal está apenas começando. A Clínica de Nefrologia Manuel Villanova Lopes da Santa Casa de São Miguel dos Campos , juntamente com nossos parceiros, está comprometida em continuar educando, conscientizando e apoiando aqueles que enfrentam desafios renais.

Fique Atento:

Fique atento aos próximos eventos e iniciativas da nossa clínica e parceiros. Juntos, podemos fazer a diferença na prevenção e no tratamento da doença renal, promovendo uma vida mais saudável e plena para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *