Ação Setembro Amarelo: Santa Casa de São Miguel e Clínica de Nefrologia Manuel Villanova Lopes

Victoria FerreiraSem categoriaLeave a Comment

A Santa Casa de São Miguel dos Campos, com objetivo de promover um serviço de saúde especializado e voltado para a humanização, trabalha todos os meses, as campanhas das cores divulgadas pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

As iniciativas do hospital são distribuídas online e off-line. As divulgações e ações conscientizadoras acontecem nas diversas áreas do hospital, também nas redes sociais oficiais (@santacasasmc no Instagram) e rede de comunicação interna.

Nesta Quarta-feira (13 de setembro) a Clínica de Nefrologia Manoel Villanova Lopes (Santa Casa de São Miguel) promoveu uma Ação Integradora com pacientes e funcionários, para conscientizar acerca do Setembro Amarelo.O Setembro Amarelo é uma Campanha do Ministério da Saúde  em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria e promove a conscientização e combate ao Suicídio, além da valorização da vida.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

A Ação realizada pela Nefrologia em parceria com a  Santa Casa de São Miguel  incentivou os pacientes a expressarem seus sentimentos através da arte. As  pinturas com a cor da campanha foram expostas em um mural na Recepção Central da Nefrologia, acompanhadas da frase de impacto da Ação: “O Ipê transborda flor, e você transborda o que?”. A frase tem o propósito de instigar os pacientes a refletirem sobre seus próprios sentimentos.

A psicóloga Káffia Chaannes da Clínica de Nefrologia explica: “Participo de um grupo de psicólogos que trabalham em Nefrologia e compartilharam uma ideia de pinturas com o ipê com pacientes renais, achei fantástico e fui amadurecendo a ideia de fazer aqui na clínica. Depois encontrei na internet a frase: O ipê transborda flor… E você transborda o quê? . Foi aí que juntei as ideias e tirei do papel para realizar no Setembro Amarelo.”

A Ação foi muito bem recebida entre os pacientes através de um momento de reflexão onde cada paciente pôde refletir sobre suas qualidades, memórias afetivas através da pintura, das cores e da criatividade. Durante a atividade a música esteve presente, alegrando a todos no local.

A equipe reconhece os impactos positivos de ações como essas, para a evolução do paciente no tratamento, completa Káffia: “Com o resultado da ação e vejo a importância de um cuidado humanizado. Seres humanos com infinitas possibilidades de se reinventarem.”

A Santa Casa de São Miguel reforça a importância da prestação de serviço humanizada, principalmente em ambientes cujo tratamento é ainda mais delicado. Contamos com uma equipe especializada e formada por multiprofissionais que acreditam em nosso propósito e compromisso com a saúde e a vida.