Dezembro, mês de prevenção ao câncer de pele: cuidados e tratamento

17 de dezembro de 2021

O Dezembro Laranja é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir e informar sobre o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa foi de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma (Dados SDB). Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acomete mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). 

A exposição solar excessiva composta pelos raios UVB (responsável pela queimadura avermelhada da pele) e UVA (ultravioleta), principalmente entre 10h e 16h, sem proteção como a de chapéus, ou roupas com filtro UV, podem provocar alterações celulares, levando ao desenvolvimento do câncer. Dessa forma pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos e pessoas com histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver a doença.

A intensidade dos raios ao longo do dia, sendo intensa não somente em dias de sol, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar protetor solar diariamente, ao menos duas vezes por dia, isto porque com o suor o efeito de proteção diminui. É importante também estar atento aos sinais de câncer de pele como:

 -Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira;

– Ferida ou nódulo na pele, acompanhada de secreção e coceira;

– Ferida que não sara e que sangra;

-Verruga

O diagnóstico pode ser feito por um médico dermatologista ou cirurgião por meio de um exame clínico, já para o tratamento, o mais adequado é a cirurgia, entretanto a radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas, dependendo do estágio da doença.